terça-feira, 3 de junho de 2014

Após ser retirada do mar, Tenente Loretti será restaurada.


A embarcação Tenente Loretti, que serviu por muitos anos ao Instituto Penal Cândido Mendes, na Ilha Grande, e que hoje está sob a guarda da Prefeitura de Angra dos Reis, será restaurada. Neste final de semana uma grande operação foi realizada para emergir a embarcação, que foi a pique no Cais de Santa Luzia em março deste ano. A operação foi custeada pela empresa MMA Transportes e Serviços Marítimos, do empresário Bráulio Gaspar de Oliveira. Ele mesmo ajudou a coordenar o trabalho que contou ainda com o apoio da Prefeitura, por meio da Fundação de Turismo (TurisAngra), além do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Municipal e Transpetro.

O trabalho de resgate foi demorado e começou no sábado, 31, quando mergulhadores fizeram a avaliação do casco e vedaram o lado direito da embarcação. No domingo, 1º, foi feita a vedação do lado esquerdo e o bombeamento da água que estava no porão, o que possibilitou a flutuação da embarcação.

A operação foi acompanhada por populares e autoridades, como o vice-prefeito de Angra, Leandro Silva, que ficou satisfeito com o início do resgate. Para Leandro, a Tenente Loretti merece ser recuperada e estar disponível para as gerações futuras.

— A Prefeitura agradece muito ao apoio e à iniciativa da empresa que nos ajudou a tirar a Tenente Loretti do fundo do mar. Ainda teremos a Loretti em Angra por muitos anos - explicou o vice-prefeito.

Nesta semana a embarcação será içada e levada para um estaleiro, calafetada e depois restaurada. Os planos da Fundação de Turismo são para torná-la mais um atrativo turístico da Ilha Grande.

— A Tenente Loretti faz parte da história da Ilha Grande e do cárcere no Brasil. Nós estamos, desde o ano passado, em busca de apoio para que ela se torne mais um atrativo turístico e cultural na Vila do Abraão. O barco será restaurado e será levado para a Ilha Grande — adiantou Silvia Rúbio, presidente da TurisAngra.

Para completar a operação de recuperação da embarcação, no entanto, a TurisAngra e a Procuradoria Geral do Município ainda terão que superar um desafio que é a cessão definitiva da Tenente Loretti ao município. Esta semana, no Rio de Janeiro, novo encontro com o Governo do Estado será realizado para tratar desta questão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário